A Prefeitura de Jandaíra por meio da Secretaria municipal de Saúde realiza Mutirão de Preventivo

Prefeitura realiza Mutirão de Preventivo
A Prefeitura de Jandaíra por meio da Secretaria municipal de Saúde realizou no dia 03, um mutirão de exames preventivo, conhecido por Papanicolau no Povoado Cachoeira do Itanhy e região. A intenção desta atividade é a prevenção do câncer de colo de útero.
O exame é direcionado para mulheres que têm ou já tiveram alguma atividade sexual, especialmente as de 25 a 64 anos de idade.
Antes de realizar o preventivo é necessário tomar alguns cuidados entre os dois dias antes do exame. Não ter relação sexual, não usar duchas ou medicamentos vaginais e não estar menstruada.
De acordo com o Secretário de saúde, Renan Cirilo, as lesões que ocorrem decorrente do câncer de colo de útero geralmente são assintomáticas, mas podem ser descobertas pelo exame de Papanicolau, por isso, é muito importante que as mulheres façam o exame anualmente. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%. Os exames são gratuitos e garantidos pelo SUS.